25 de jun. de 2014

Arraia Nois e Nois da Escola Estadual São Tomás de Aquino


No dia 14/06/2014, foi realizado o Arraiá Nois e Nois da nossa escola, a festa iniciou às 17h00min, as barracas foram montadas do lado de fora da Unidade Escolar, com vendas de várias comidas típicas bolos de muitas variedades, torta salgada, paçoca, canjica, maçã do amor, espetinho de uva com chocolate e a grande pescaria.
As mesas foram organizadas de forma que os visitantes se sentassem para degustar das variedades em comida e apreciar as apresentações organizadas pela equipe escolar, no qual foram incluído desfile com o tema Copa do Mundo, organizado pelo Grêmio Estudantil Vilmaci Ribeiro Ferreira, dança de quadrilha com os alunos do Programa Mais Educação e alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
A festa foi bastante animada e enriquecida com a presença de várias pessoas da nossa comunidade e comunidade de Itapiratins(cidade vizinha), que nos prestigiaram e contribuíram com a arrecadação  financeira, atendendo ao Indicador Captação de recursos.

8 de jun. de 2014

Auto avaliação: reflexão e mudança



                             Dia D da mobilização para auto avaliação da Unidade Escolar

No dia 28/05/2014 mais uma importante ação aconteceu no âmbito da Unidade Escolar, a auto avaliação da escola com a participação de vários segmentos da comunidade escolar pais, membros da comunidade, alunos, professores e demais funcionários.
Dando início à reunião a diretora da Unidade Escolar senhora Maria Osneide Benvindo Araújo, acolheu a todos com palavras calorosas de boas vindas, dirigindo o momento devocional, com a mensagem do dia, retirada do Livro Boa Semente 2014, seguida de uma boa reflexão e oração realizada por todos.
Na sequência os participantes ficaram sabendo o objetivo da reunião, depois aconteceu a divisão para trabalhar os temas propostos, foram divididos em grupos, num total de sete, para estudo, discussão e socialização do tema proposto a escola que queremos.
No Capítulo 01 o tema a ser discutido era O gestor não está só, onde ouvimos o grupo que estava apresentando, com as palavras do membro da Associação de Apoio e representante das igrejas Evangélicas, senhor Francisco Milhomem de Souza, o mesmo disse “o diretor não deve ficar enclausurado na sala da direção e que a escola nunca deve ficar sem pelo menos um dos membros da direção”. O aluno da 2ª série “B”, Fabrício Silva deu ênfase á parte no que diz respeito às regras, “graças ao regimento interno da escola, o andamento e rendimento das atividades melhoraram muito”.
No estudo do capítulo 02A escola que se abre, muito importante também ouvimos a fala da secretária geral senhora Maria Cecília Florêncio da Silva, citando “conhecendo a realidade do aluno se torna mais fácil construir o Projeto Político Pedagógico da escola”. A então aluna da 2ª série “B” e membro do grêmio estudantil Alana Freitas, deixa sua mensagem dizendo que “quando a família participa das atividades da escola, o relacionamento entre ambos melhora bastante, proporcionando resultados positivos em todos os sentidos”.
Dando continuidade com o tema Acompanhamento pedagógico em primeiro lugar, capítulo 03 , a professora do Ensino Médio (PROEMI), Luciene Milhomem disse que “como professora se sente bem acompanhada e apoiada pelos demais, tanto da equipe gestora quanto dos próprios colegas”. A senhora Maria Joana mãe do aluno Mardone Fernandes (2ª série “B”), Alaiza Fernandes (7º ano “B”), Ana Constância Fernandes (8º ano “B”) e Marcone Fernandes de Sá  (9º ano “B”), nos deixou muito felizes com suas preciosas palavras dizendo “agradeço em primeiro lugar a Deus e em segundo lugar à equipe da escola, sou feliz por meus filhos estudarem aqui” e sugeriu que os pais fossem convidados para assistirem a apresentação do livro do Projeto Arte da Leitura. A aluna Monique Duarte do 6º ano “A” disse que “deve haver respeito igual para com todos os servidores, independente da função que exercem”. A aluna Yasmim Ferreira do 8º ano “A” sugeriu que “além das atividades de sala o aluno continue estudando em casa, como extensão do que viu na sala de aula”.
·         Intervalo para o lanche.
No capítulo 04 – o tema estudado A escola cumpre seu papel, com a explicação e fala do assistente administrativo Francisco de Borja Camelo que ressaltou dizendo “da importância das avaliações externas e da valorização por parte do aluno”.
O estudo do capítulo 05 sobre os Desafios da liderança nas escolas, ouvimos a aluna da 1ª série do Ensino Médio Gabryelle Martins que expressou dizendo “o líder precisa ser democrático, ter autocontrole e saber ser flexível”.
Capítulo 06 – Em defesa da escola pública, reflexão com as palavras do aluno da 2ª série “A”, Guilherme Menezes “é hora de parar e refletir e valorizar a escola que temos”. “A maioria das pessoas desempregadas, o motivo é a falta de escolaridade”, aluno Gleidison Miranda do 9º ano “B”. A aluna e representante de turma, 7º ano “A” , Amanda Evelyn disse que “estudar com amor e dedicação proporciona crescimento aos alunos”.
Capítulo  07Os problemas ajudam ver e entender melhor a realidade escolar, encerrando as apresentações ouvimos a mãe  dos alunos Celismar Sena 6º ano “A”, Elismar Sena 6º ano “A” e Celiane Sena 8º ano “A”, senhora Deroci da Silva Sena disse que é importante “os pais irem até a escola e ouvi o que a equipe tem a dizer sobre seus filhos, diariamente e quando surgir algum problema”.
Após o momento de socialização, que foi muito importante, pela participação de todos que é fundamental para a construção de uma gestão democrática e que satisfaça à comunidade interna e externa, a senhora Maria Osneide agradeceu a todos e disse que além de ter ouvido anotou as sugestões dadas pelos alunos, pais e membros, com o objetivo de manter e melhorar cada vez a organização interna da escola.

Criação do mundo




Público alvo: Alunos do 6º ano ao 9º do Ensino Fundamental
Para melhor entendimento e valorização da palavra de Deus a professora Zelzuíta Teixeira de Souza Santos trabalhou na disciplina de Ensino Religioso de forma criativa e prazerosa com o tema Criação do mundo, de forma que os alunos pesquisaram na internet, usaram a Bíblia para ilustração e confecção dos livros, os quais foram apresentados à professora e colegas, e expostos no pátio da escola, para que os demais alunos apreciassem o trabalho realizado.

Trabalhando a Tabela Periódica

Reconhecendo os símbolos e elementos através da confecção da tabela periódica
Data: 21/05/2014

Pela necessidade de trabalhar e melhorar o desempenho dos alunos do 9º ano A e B, a professora Zelzuíta Teixeira de Souza Santos trabalhou com os mesmos a Tabela periódica de forma dinâmica e lúdica com os alunos, com confecção de cartazes e exposição para turma.

Alimentação saudável



                                          Pirâmide Alimentar 

Através dos estudos anteriores na sala de aula, a professora Zelzuíta Teixeira de Souza Santos, orientou os alunos do 8º ano “A” e 8º ano “B” para realizarem um trabalho de estudo e pesquisa sobre o valor nutritivo de cada alimento e a importância das frutas, verduras, fibras, carboidratos para a saúde e qualidade de vida.
A socialização do trabalho  aconteceu no dia 22 de maio, no turno vespertino com os alunos do 8º ano “A” e “B”, com apresentação dos trabalhos pelos alunos e em seguida degustação dos alimentos trazidos pelos alunos para apresentação da pirâmide.

Orientação sexual



Parceiros: Conselho Tutelar, Assistência Social e membros do CMDCA.

 Público Alvo: Alunos do 6º ano A, 7º ano A, 8º ano A, 9º ano A e 2ª série A.
 
Palestra realizada no dia 21 /05/2014, pelos membros do Conselho Tutelar, Assistência Social e CMDCA, sobre o abuso e a violência sexual contra menores, com o objetivo de alertar as crianças do perigo da exploração sexual infantil.